domingo, 24 de janeiro de 2010

Tempo, tempo, tempo

 

Já perceberam como as coisas são instantâneas? Um belo dia você acorda é VAPO é Natal! no outro dia VAPO é Ano Novo! Depois VAPO é Carnaval! Depois VAPO é Pascoa! Depois VAPO Dia das Crianças! Finalmente, VAPO é Natal. Assim, simples assim.

Tudo na velocidade da internet. A gente nem emagreceu aquela rabanada do primeiro natal e já estamos comendo a rabanada do natal seguinte. Que horror.

Talvez esteja sendo saudosista. Mas quando era pequeno... Epa, Epa, um parênteses aqui. Quem me conhece deve dizer: Você tá de brincadeira, né, Você nunca foi pequeno. Explico. Nunca fui uma criança pequena. Sempre fui grandão, graças a Deus. Na realidade, sempre tive medo de ser pequeno (hauahuahs). Coisas de crianças. Para vocês terem uma idéias, meu maior medo quando criança era de ser anão, pode?

Cheguei aos 1,87 cm. Infelizmente não alcancei 1,90 cm. Frustrante estes 3 cm (hauahuahs). Fazer o que, né. A vida não é feita só de vitórias (hauahuahs). Sobrevivi.

Voltando.  Quando era pequeno do tamanho de um botão, tinha a impressão de que as coisas eram um pouco mais lentas. Olha que era uma criança ansiosa pra cacete. Bastava me dizer que iriamos sair ou fazer algo diferente para o sono ir embora, tamanha a ansiedade. As vezes nem almoça ou jantava, de tanta ansiedade.

Agora tudo parece acontecer muito rápido. Ficamos nervosos se o computador leva milésimos de segundo para responder. Ficamos estressados se alguém demorar alguns minutos para nos atender. Não temos paciência para nada e ninguém. O tempo continua a correr exatamente na mesma velocidade. Só que nós mudamos de ritmo. Passamos para um ritmo alucinado em que milésimos de segundos fazem diferença. Até para escrever. As pessoas agora abreviam as palavras para ganhar tempo. Estranho, isto.

Sei que muitos teóricos e sociólogos explicam que esta sensação de falta de tempo é devida ao número de coisas que temos para fazer que aumentaram muito. Até aceito a explicação, mas com ressalvas. Será que antes éramos mais preguiçosos e não sabíamos? Será que antes tínhamos menos tarefas para fazer? Não sei. Sempre estudei e trabalhei. Minha avó sempre foi uma pessoa super a tarefada. Meu pai também e o tempo para nós nunca foi um inimigo como agora.

Sinceramente, acho que estamos nos tornando mais dispersos, isto sim. Já repararam como tudo nos chama mais a atenção? Agora mesmo. Tento escrever o blog e a Beyonce se balança na tela do outro computador que nem uma louca, doida para me fazer parar. Pode isto! Ela não me vencerá. Mas ela conseguiu atrair a atenção de outras pessoas daqui de casa. Estão todos se divertindo com ela. Ótimo se divertir com a Beyonce, só que isto implica em deixar de fazer coisas que realmente são, ou deveriam ser mais prioritárias. Aí falta tempo. Volte e meia me pego respondendo e-mails que não deveriam ser respondidos, lendo jornal na internet, batendo papo furado no celular. Coisas que são possíveis graças a tecnologias (graças a Deus), mas que me dispersam das tarefas realmente prioritárias. Logo, falta tempo.

O mundo moderno é este e nada podemos fazer. A não ser nos adaptarmos a ele. Não estar adaptado ao mundo moderno é quase um atestado de extinção. Não tem jeito. Não me orgulho nem um pouco de não saber utilizar todos os recursos do meu celular. Perco muito com isto. Também não me orgulho de não saber utilizar o Twitter. Puxa quem sabe não estou perdendo uma boa oportunidade. Graças ao Orkut, fiz bons amigos. O blog mesmo, é uma boa ferramenta de expressão, como agora.

Temos que saber utilizar todas as doces delícias da tecnologia, claro. Mas temos que ter a clara noção de que tudo tem limites. Saber impor os limites é o segredo do sucesso. Ainda não aprendi qual ou quais os meus limites com a utilização da tecnologia para voltar a ter tempo, se alguém souber, por favor ensine, ou coloque na internet (hauahuahs). Vai ganhar muito dinheiro. Talvez a noção de limites fosse mais óbvia na cabeça das pessoas antigamente, ou como diz minha avó, dos nossos antepassados.

No outro post prometi falar sobre algumas séries, fica pro outro. Este foi dedicado ao nosso amigo tempo. Fiquem com a Oração do tempo de Caetano Veloso

 

Oração Ao Tempo

Caetano Veloso

És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
Tempo tempo tempo tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo tempo tempo tempo...

Compositor de destinos
Tambor de todos os ritmos
Tempo tempo tempo tempo
Entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo...

Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo...

Que sejas ainda mais vivo
No som do meu estribilho
Tempo tempo tempo tempo
Ouve bem o que te digo
Tempo tempo tempo tempo...

Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo tempo tempo tempo
Quando o tempo for propício
Tempo tempo tempo tempo...

De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo tempo tempo tempo...

O que usaremos prá isso
Fica guardado em sigilo
Tempo tempo tempo tempo
Apenas contigo e comigo
Tempo tempo tempo tempo...

E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
Tempo tempo tempo tempo
Não serei nem terás sido
Tempo tempo tempo tempo...

Ainda assim acredito
Ser possível reunirmos-nos
Tempo tempo tempo tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo tempo tempo tempo...

Portanto peço-te aquilo
E te ofereço elogios
Tempo tempo tempo tempo
Nas rimas do meu estilo
Tempo tempo tempo tempo...

sábado, 23 de janeiro de 2010

As férias continuam

 

Este ano não viajei. Tínhamos alguns planos quem envolviam gastos extras e a viajem de férias foi pro saco. Que saco! (hauahus). Fazer o que, né. A vida é assim um dia a gente tá por cima, outros por baixo.

Viajei agora, né. Oh, sofrimento. Tô parecendo até um conjunto musical das antigas, não sei se vocês lembram? Ah, meu Deus esqueci o nome. Era muito engraçado. A musica tinha um refrão mais ou menos assim:

O que é de cima sobe, o que é de baixo desce. Uma mensagem altamente revolucionária, vocês não acham?

Vou ver aqui no santo Google a música e o nome do conjunto. Volto rapidinho com todas as informações sobre o grupo. Aguardem

mascote_correndo_w200

O tempo passou

 

relogio-doido

 

Continuou passando

 

running_clock

 

Após uma extenuante pesquisa (hauahus) no meu super computador achei esta importante informação que irá alterar o rumo da sociologia no Brasil. O grupo se chama As Meninas, nome sugestivo. A música se chama Xibom Bombom. Amigos e amigas, vamos combinar, né. Com um nome deste fica complicado, né. Agora que o mundo se salva. Xibom Bombom. Não temos mais motivos pra problemas. Realmente o mundo naquele tempo era muito melhor, vocês têm que concordar comigo.

Sem mais delongas, porque sei que a ansiedade é longa para conhecer o sucesso e toda a sutiliza, segue o restante da letra:

Xibom Bombom (Versão 1)
As Meninas


Bom xibom, xibom, bombom
Bom xibom, xibom, bombom
Bom xibom, xibom, bombom
Bom xibom, xibom, bombom

Analisando essa cadeia hereditária
Quero me livrar dessa situação precária
Onde o rico cada vez fica mais rico
E o pobre cada vez fica mais pobre

E o motivo todo mundo já conhece
E que o de cima sobe e o de baixo desce

Bom xibom, xibom, bombom
Bom xibom, xibom, bombom
Bom xibom, xibom, bombom
Bom xibom, xibom, bombom

Mas eu só quero
Educar meus filhos
Tornar um cidadão
Com muita dignidade
Eu quero viver bem,
Quero me alimentar
Com a grana que eu ganho,
Não dá nem pra melar

E o motivo todo mundo já conhece
É que o de cima sobe e o de baixo desce

Bom xibom, xibom, bombom
Bom xibom, xibom, bombom
Bom xibom, xibom, bombom
Bom xibom, xibom, bombom


Viram que letra comunista? Nossa isto na época do governo militar talvez fosse motivo de cadeia. Quem sabe. Como todos estão excitadíssimos para dançar ao ritmo de Xibom Bombom, também coloco um vídeo que achei no Youtube.







Amigos, hoje eu iria falar das séries de TV que estou assistindo, só que, para variar, viajei na maionese. Ai ai.



Mas tarde falo de umas séries que estou assistindo e que estou amando. Só para adiantar: Manual de sobrevivência do Ned, Malconm, Xena e Sobrenatural. Todas são bem diferentes, mas estou amando cada uma delas.



bj.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Deu a louca no mundo

 

Gente que calor, né! Estou de férias e neste ano não viajei. Parece que estou sempre de férias né! A última vez que escrevi no blog estava de férias (hauahuahs). Agora estou de férias novamente. Só que como no período de trabalho tenho pouco tempo acabo não atualizando o blog. Fazer o que.

Mas o que eu iria falar mesmo? Ah lembrei. Vocês assistiram 2012?

 

2012_poster1

 

Genten, vamos combinar, do que jeito que o mundo está parece até que o filme está acontecendo de verdade. Primeiro foi aquele desastre em angra dos Reis, depois o Haiti, depois um calor de rachar, depois o inverno como nunca se viu. Fora maremotos. Virgem santa!

Outro dia falo de Copenhague. Hoje vamos falar de 2012, pra dar uma relaxada. Quem não assistiu, fazer o favor de assistir. Primeira coisa percebemos. O filme tem uma uma mensagem muito singela:

“No dia do apocalipse para se salvar tenha 1 trilhão de euros ou então seja amigo do rei, porque caso contrário você estará literalmente fudido”.

Gente, que mensagem linda, né. Toca fundo no coração da gente. O filme todo gira em torno destas doces palavras. Dinheiro e trafico de influencia. A história também é bem. O mundo se acaba e você se diverte com todos os efeitos especiais que o dinheiro possa pagar. Viu que coisa complicada.

Bom, para quem gosta de um enredo, vamos lá. Começa mais ou menos assim. Um cara descobre que uma força misteriosa vindo do sol aumentou misteriosamente (sempre é assim neste filmes, já perceberam?). Aí a tal da força misteriosa começa a alterar a configuração da terra. Estas coisas fáceis que o pessoal da geografia e do esoterismo entende bem. Ah, ia esquecendo novamente, tudo isto foi previsto pelos Maias (também pra variar, né).

 

2012maia

 

Os Maias inclusive são um povo esquisito. Estão por por trás de tudo quanto é previsão catastrófica. Agora engraçado que não conseguiram prever o fim deles próprios, né. Como diz o ditado: Santo de casa não faz milagres (hauahuahs).

Bom, a história tem um cara mal sucedido, separado e que se dá super mal com os filhos, aquelas coisas. Bom o filme também tem aquele chato da história que sabe de tudo, mas que ninguém ouve né. Obvio que o doido morre e o mocinho se salva.

 

2012latimes1

 

2012_cen

O filme corre meio arrastado até a primeira rachadura (hauahuahs). A partir deste ponto, amigos é uma seção de destruição de fazer qualquer cristão se segurar na cadeira. A cena em que a cidade inteira é destruída é o cara tenta salvar a família é tudo de bom.

Ah esqueci de dizer, os donos do mundo (os americanos) contratam os chineses para construir grandes barcas para acomodar os escolhidos que serão salvos (aqueles que tem 1 trilhão de dólares na conta ou são muito amigos do rei, lembram da mensagem). A final de contas com os chineses as barcas ficariam mais em conta (hauahuahs).

Ah, para ficar mais verídico, eles fizeram um presidente americano bem pretinho (hauahuahs). Aí ele depois de ferrar meio mundo, resolve ficar com o povo e dar uma de herói nacional. Coisa de americano, né.

2012_02

Bom, voltando ao filme. Tudo é destruído no filme. Inclusive o cristo redentor. Não sei informar se as favelas cariocas se salvam. Porque vocês sabem, né. No Rio de Janeiro pode derrubar até o Cristo, mas barraco de favelado nem pensar (hauahuahs).

Depois do politicamente incorreto, acontece um monte de alterações climáticas no filme. Calor insuportável. Frios polares. Terremotos. Maremotos. A gente está vendo este filme.

 

600--2012_o_filme_19

 

2012 2

 

 2012-filme2-g-20091109

 

2012-filme3-g-20091109

 

2012-filme5-g-20091109

 

2012-filme7-g-20091109

No meio da destruição o povo ainda encontrou tempo pra romance (hauahuahs). Só em filme mesmo, né. Tu tá com o teu pescocinho a premio e vai pensar naquilo? fala sério. Mas herói é herói.

2012_03

Tudo igualzinho como está acontecendo agora. Fica a pergunta. Amigos estamos em 2012? Com a palavra Copenhagen!